LUCAS...... MÉDICO DE HOMENS, DE ALMAS............

 

 

 

BOA NOITE GALERINHA DO BEM! 29 DE JANEIRO DE 2.019

Resultado de imagem para DIA INTERNAC.DO HANSENIANO

Imagem relacionadaImagem relacionadaSABE O QUE É HEMOFILIA?

Hemofilia é um grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo em controlar a circulação do sangue ou de coagulação, o qual é utilizado para parar a hemorragia de um vaso sanguíneo, quando é quebrado. A hemofilia A (deficiência de fator VIII de coagulação) é a forma mais comum de desordem, presente em cerca de 1 em 5.000-10.000 nascimentos do sexo masculino. A hemofilia B (deficiência do fator IX) ocorre em cerca de 1 em aproximadamente 20,000-34,000 nascimentos do sexo masculino.

fonte pt.wikipedia.org

Lucas era o único dos evangelistas, não judeu e, o único que não conheceu Jesus pelo menos em suas andanças aqui na terra.

Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração

Lucas é padroeiro dos médicos, pintores e curandeiros e, não por coincidencia esta postagem falando de Lucas e falando também de médicos de homens e de almas.

Espero que gostem, aproveitem e reflitam sobre.

"Lokah samasta sukhino bhavantu".

É uma prece em sânscrito que significa algo mais ou menos como :  " que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes " .
Tenho me questionado muito a respeito disso: como posso estar feliz, se meu irmão não está feliz?

 

Assistindo a uma reportagem à época da postagem, lá em 15/04/2012 (vixiiii)  no programa "Domingo Espetacular" da Rede Record, conheci a história do Dr.Marcelo lá de São Paulo (tentei encontrar o sobrenome mas não obtive êxito), médico, recém formado à época, que deixou todos seus outros afazeres para cuidar dos dependentes na cracolândia e, que morreu misteriosamente como a reportagem mesmo salientava, vítima de edema pulmonar.

Lembrei imediatamente de um livro que lí há muitos anos atrás, "Médico de homens e almas" de Taylor Caldwell, que narrava a história de Lucas, o único apóstolo que não era judeu.

Lucas era médico, pintor, músico e historiador e foi também o único apóstolo que não conheceu Jesus.

A reportagem creio eu, continuou, mas não tive oportunidade de assistir e me aprofundar e, conhecer ainda mais o trabalho do Dr.Marcelo, que por analogia e guardadas as devidas proporções óbviamente, comparei imediatamente com o personagem "São Lucas" do livro.

Importante salientar, que me vêm à mente todos esses arquivos de memória, pois na referida reportagem, mostrou-se o "por dentro" dos edifícios onde os dependentes fumavam crack e alí ficavam e, imediatamente também, recordei do filme Ben Hur que reassisti recentemente (já falei sobre isso em um post) e que teve a mãe e irmã segregadas, condenadas a viver uma parte da vida num leprosário (e que coincidentemente hoje "comemoramos" o dia internacional da Hanseníase).

O que era e o que são as cracolândias, mórmente a de São Paulo que ficou tristemente famosa, senão um leprosário da era moderna? 

Pessoas que por vontade própria e, essa vontade própria é muito muito entre aspas, se isolam do mundo, se separam das famílias, largam emprego, filhos, tudo que lhes é mais querido, para viver num lugar como aquele, realmente uma morte em vida.

Já falei aqui no site também, que muitas vezes ví ao vivo essas imagens em minhas idas a São Paulo visitar a família.

Todo aquele contingente de seres humanos, perambulando pelas ruas onde outrora perambulavam outro tipo de segregados (as prostitutas, a antiga boca do lixo que posteriormente se transformou na cracolândia) e, tudo aquilo me parecia extremamente surreal; me lembrei imediatamente do filme" Resident Evil " e, todas aquelas pessoas andando prá lá e prá cá balbuciando palavras desconexas, me traziam à tona o filme, aliás, parecia que eu estava dentro do filme, cercado de "zumbis" por todos os lados.

Então, me pareceu também à época, muito oportuna a comparação do Dr.Marcelo ao Dr.Lucas apóstolo.

Só para finalizar, estarei oportunamente reabordando o assunto, ví na reportagem também, tenho lido, pesquisado e, sei que realmente os dependentes da cracolândia só foram desalojados e se espalharam pela região, inclusive lí alguma coisa sobre o "LADO B" da Nova Luz.

E o Dr. Marcelo, que trabalhava gratuitamente com esse povo perdido, mas povo de Deus também, se foi.............. infelizmente.

Já houve marchas, contra-marchas, mas a bem da verdade......... continuava e creio eu que continua tudo como dantes no quartel de abrantes, com raríssimas exceções.

Outrossim, mostrou-se também uma grávida de 21 anos que foi à procura de ajuda; a diretora de um centro de tratamento, explicava ao repórter que não existiam vagas para os dependentes!

Afirmava também, que a procura por tratamento, só aumentava, mas a oferta não acompanhava essa procura. E olha só! alguns anos já se passaram e ......... nada.
Finalizando a matéria, o repórter entrevistou um dependente que estava buscando auxílio, querendo se tratar, mas que só obteve um: estamos à espera de vagas.

Na mesma reportagem, noticiou-se que São Paulo receberia 6,4 milhões até o final do ano para o enfrentamento ao crack! (era o tal do Crack é possível vencer, projeto que cansei de dar o berro aqui no site, cobrando dos governantes, as verbas espalhafatosamente anunciadas pela "DONA DILMA".

Isso foi em 2.012! acredito que até agora muito pouco foi feito! vivo até hoje se é que  o projeto ainda persiste, bradando aqui no Site, onde está a grana do "Crack é possível vencer" ??????? já era né não? já abortou, já....................... xá prá lá. (penso que se pirulitou com os governos do PT)

Não estou criticando posturas e ações, só estou relatando algo que acompanhei e acompanho.

Daqui a pouco, esperem e verão, começará novamente a cantilena dos políticos e políticas dizendo: "precisamos fazer alguma coisa contra o crack". E como as promessas não foram cumpridas, pouco ou quase nada se falou sobre dependência química nas campanhas dos candidatos à presidencia lá em 2.014. Depois com a história do impeachment, Dona Dilma só sabia vir à TV gritar que o impeachment era golpe.................. e o "CRACK É POSSÍVEL VENCER, caiu no esquecimento como era de se esperar, não fosse por este motivo, seria por outro qualquer. E até o ano que passou, o Doutor Michel, só pensava em salvar a própria pele, querendo manter-se no cargo custasse o que custasse e, seu governo terminou e............... niente como era de se esperar.

Quero poupar mais comentários realmente.

Como diria aquele célebre filósofo contemporâneo Joel Santana: "YOU tá de brincations with me"

Falei tudo isso, pois me parece que "algumas pessoas", "alguns setores", só fazem alarde, mas atitudes concretas bem pouco. Essa é a real.

Aliás, sempre que tenho oportunidade, cito o Dr. Antonio Nery Filho, idealizador do primeiro consultório de rua, coordenador do CETAD (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas) que dizia o seguinte: "O crack foi alçado a uma posição na saúde pública brasileira que não corresponde à realidade.

Sobretudo se comparado ao álcool e tabaco (...) ele se reduz a população específica (...) não tem uma dimensão que mereça esse engajamento (do governo federal)".

Olha só! explicar um pouquinho no meu modesto entendimento o que o Dr.Antonio disse: o crack devia à época e deve ser combatido ferozmente, mas temos que combater o álcool, a maconha que já é a droga mais utilizada no mundo inteiro, relegando o álcool para o segundo lugar, a cocaína enfim........ temos que combater todas as drogas seja no sentido daqueles que já se tornaram dependentes, mas muito mais no sentido de prevenir.

Padre Haroldo Rahm afirmava e penso que ainda afirma: "na saúde é muito melhor prevenir do que remediar" ....... isso é óbvio; Padre Haroldo com seus 100 aninhos de existência, luta e sabedoria, é o "cara", mas até eu que sou mais bobinho sei disso....................... só nossos governantes que parecem que não sabem. Aliás, eles não querem saber.

E mais um olha só! vocês verificaram o que eu disse acima né? a maconha já é a droga mais consumida no mundo inteiro!

E ainda por cima, temos que aturar o Maconha's liberations from? pois não?

AH VAI TOMAR..................................... CAJÚ! me poupem.

No meu modesto entendimento, dá prá se fazer mais, muito, muito mais, especialmente no tocante à prevenção, nas gerações que estão por vir e, nas que aqui estão mas, ainda sem comprometimento com o crack.

Então, por enquanto, viva o Dr. Marcelo médico também de homens e almas (o programa apresentou depoimentos de pessoas que por ele foram atendidas)

Viva o Dr. Antonio Nery, viva o Dr. Ronaldo Laranjeira, viva Padre Haroldo Rahm e, viva todas as pessoas que efetivamente arregaçam as mangas e fazem algo em prol do ser humano.

Tô tentando fazer a minha partezinha, tô tentando.........

Aproximar-se de vibrações (coisas, objetos, pessoas) positivas, repara as mágoas, nutre o espírito, e repara até a alma.

Olho vivo porque cavalo continua não descendo escada!

Abraços a todas e a todos.

E OLHA SÓ QUE LEGAL! VOCÊ NÃO PRECISA SE DESLOCAR ATÉ O CENTRO DA CIDADE PRÁ ENCONTRAR MEDICAMENTOS COM AQUELE PRECINHO ESPECIAL.