NO BRÁS,NO BRONX!EU SOU NEGUINHO?EU SOU NEGUINHA?

 

BOA NOITE GALERINHA DO BEM! 23 DE DEZEMBRO DE 2.017!

Resultado de imagem para 23 de dezembro dia do vizinho

Afinal de contas precisamos uns dos outros não é mesmo?

 

Saudações e boa noite a todos os amigos e amigas do sitedoblogdasobriedade!

Resultado de imagem para DIA MUNDIAL DAS SAUDAÇÕES

Falando sobre o Dia da Consciencia Negra que aconteceu em 20 de Novembro próximo passado e, como estamos na antevéspera do Dia de Natal, vou "mandar um post mais ameno, com muita informação cultural e................ um pouquinho de história prá vocês, afinal de contas, cultura também é sobriedade.

 

ANGOLA - CONGO - BENGUELA - MONJOLO - CABINDA - MINA - QUILOA - REBOLO.................. Dá-lhe Zumbi! Dá-lhe Raça Negra! Dá-lhe Jorge Benjor!

 

Hoje só vou falar e homenagear a Raça Negra. Mandei este post no dia comemorativo da Abolição, mas penso ser totalmente propício reprisá-lo em partes. Ah! só quero dar um puxãozinho de orelhas num certo amigo meu, professor de História que quando falei de Ganga Zumba, tirou um "sarrinho" da minha cara e, eu havia aprendido sobre, lá em mil novecentos e bolinha quando fiz o "ginasial" em São Paulo. Se liga ae......... kkkkkk

Um pouquinho da história de Ganga Zumba, depois a música de Jorge Benjor que é boa demais, e uma verdadeira aula de história.

Os [[quilombo]s ou mocambos eram refúgios de escravos foragidos, principalmente de origem angolana, que se refugiavam no interior do Brasil, principalmente na região montanhosa de Pernambuco. À medida que seu número foi crescendo, eles formaram assentamentos chamados de "mocambos". Gradualmente diversos mocambos se juntaram no chamado Quilombo dos Palmares, ou Janga Angolana, sob o comando do Rei Ganga Zumba ou Ganazumba, que talvez tenha sido eleito pelos líderes dos mocambos que formavam Palmares. Ganga Zumba, que governava a maior das vilas, Cerro dos Macacos, presidia o conselho de chefes dos mocambos e era considerado o Rei de Palmares. Os outros nove assentamentos eram comandados por irmãos, filhos ou sobrinhos de Ganga Zumba. Zumbi dos Palmares era chefe de uma das comunidades e seu irmão Andalaquituche comandava outra.

Por volta dos anos de 1670 Ganga Zumba tinha um palácio, três esposas, guardas, ministros e súditos devotos no "castelo" real chamado "Macaco" em homenagem ao animal que havia sido morto no local. O complexo do castelo era formado por 1.500 casas que abrigavam sua família, guardas e oficiais que faziam parte de nobreza. Ele recebia o respeito de um Monarca e as honras de um Lorde.

Em 1677, o Quilombo foi atacado por Fernão Carrilho, que fez quarenta e sete prisioneiros, inclusive dois filhos de Ganga Zumba, Zambi e Acaiene, matou outro filho, Toculo, e feriu Ganga Zumba.

Em 1678, Ganga Zumba aceitou um tratado de paz oferecido pelo Governador Pedro de Almeida, o qual requeria que os habitantes de Palmares se mudassem para o Vale do CucaúGanga Zona, irmão de Ganga Zumba, participou do acordo de paz entre o Quilombo de Palmares e o Reino Português, e mudou-se com Ganga Zumba para Cucaú.

O tratado foi desafiado por Zumbi, um dos sobrinhos de Ganga Zumba, que se revoltou contra ele. Na confusão que se seguiu Ganga Zumba foi envenenado por um seguidor de Zumbi. Os que se mudaram para o Vale do Cucaú foram reescravizados pelos portugueses [carece de fontes]. A resistência aos portugueses continuou com Zumbi.

FONTE pt.wikipedia.org me salvando como sempre! AGRADECIMENTOS TOTAIS.

 

Quando comecei a aprender no "primário" sobre a escravidão, confesso que fiquei surpreso. Minha família apesar de descendencia européia, nunca cultuou nenhum tipo de preconceito, mórmente de cor. Me recordo que bem pequeno, meu pai tinha um amigo negro que tinha um filho e estavam sempre juntos nos jogos de futebol e eu jogava muita bola com o garotinho que agora não me recordo o nome. Prá mim, sempre foi normal a convivência com pessoas de cor, de outras raças graças a Deus. Meu melhor amigo na adolescência era negro e tinha o apelido de chantilly! kkkkk (por onde será que anda o chantilly?).

 

Lí muito durante minha adolescência sobre o Apartheid por exemplo; admirava Steve Biko, Nelson Mandela, Desmond Tutu, prá quem não sabe Arcebispo da Igreja Anglicana que ganhou o Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid já que o mesmo era Sul-Africano. Steve Biko foi calado, silenciado, acorrentado às grades de uma janela da penitenciária onde sofreu traumatismo craniano. 11 de Setembro de 1.977 foi transportado para outra prisão e faleceu; alegaram que sua morte deveu-se a prolongada greve de fome. Em 1980, Peter Gabriel lançou "Biko" uma canção de protesto pela morte do ativista. 

Acompanhei com interesse Martin Luther King, pastor protestante, um dos mais importantes líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos EUA .

Eu Tenho um Sonho - 

(em inglêsI Have a Dream) é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista políticoestadunidense Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999.

Fonte pt.wikipedia.org

"Eu tenho um sonho: Que um dia esta nação se porá de pé e viverá o verdadeiro significado de sua crença: Nós conservamos esta verdade para ser auto-declarada, que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, e nele, meus quatro filhos pequenos viverão em uma nação em que não mais serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seus caráteres." (Trecho do discurso)

No Brasil tivemos negros célebres como Chiquinha Gonzaga precursora do feminismo creio eu, primeira pianista a tocar choro, primeira mulher a reger uma orquestra no País. 

Mário de Andrade (poeta), Aleijadinho (escultor), Machado de Assis (poeta e escritor), o inesquecível Pixinguinha (músico), Zumbi dos Palmares (herói da resistência negra), Juliano Moreira (afro-descendente Baiano, primeiro professor universitário a incorporar a teoria psicanalítica em suas aulas),

Professor Milton Santos um dos mais famosos intelectuais negros brasileiros e outros tantos que não caberiam em várias páginas do Site, inclusive estou citando Steve Biko como mártir mas, quantos e quantos negros mártires morreram à época da escravidão, à época do regime militar (ditadura). 

Nos Eua uma vitória contundente da Raça Negra com a eleição do Primeiro Presidente Negro da história do país Barack Obama e nós por nossa vez, tivemos também Joaquim Barbosa, primeiro Presidente negro do STF brasileiro, primogênito de uma família com oito filhos, de origem humilde, filho de pedreiro, é com certeza um orgulho para a raça negra e um orgulho para todos nós brasileiros como pessoa digna, lutadora e de caráter ilibado.

Então, saúdo toda a RAÇA NEGRA, saúdo meus heróis Malcom X, Steve Biko, Luther King, Joaquim Barbosa, Pixinguinha, Pelé, Ademar Ferreira Da Silva, Ademir da Guia (que é nego-aço), Stevie Wonder, Jimi Hendrix, Daiane Dos Santos, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, o meu amigo chantilly e, sonho também com o dia em que viveremos (eu não viverei mas quem sabe netos, bisnetos, tatatatatatara.....) não só em um país, mas num mundo igualitário, com oportunidades para todos, independentemente de sua cor, de sua raça, de sua religião, de sua preferência sexual.

É o que sonho realmente (I have also dream) e o que apregoo aqui no Site; liberdade de expressão abominando totalmente qualquer espécie de preconceitos. 

Já estou careca de dizer: sou filho de Deus? sim, me considero! então, todas as criaturas de Deus são meus e minhas irmãs/irmãos!

TODAS! SACOU? TODAS. 

SALVE O DIA DA CONSCIENCIA DE MEUS/NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS NEGROS E NEGRAS!

CAETANO VELOSO COM MUITA PROPRIEDADE, DIZIA: 

Eu tava encostad'ali minha guitarra
No quadrado branco vídeo papelão
Eu era o enigma, uma interrogação
Olha que coisa mais que coisa à toa, boa boa boa boa boa
Eu tava com graça...
Tava por acaso ali, não era nada
Bunda de mulata, muque de peão
Tava em Madureira, tava na bahia
No Beaubourg no Bronx, no Brás e eu e eu e eu e eu
A me perguntar: Eu sou neguinha? 

ENTÃO! SERÁ QUE EU NÃO SOU NEGUINHO, SERÁ QUE EU NÃO SOU NEGUINHA TAMBÉM?

Resultado de imagemResultado de imagem para crianças negras

HASTA LA VISTA BABY!

 

 

MELHOR ATENDIMENTO EM COMBUSTÍVEIS DE JACAREZINHO PR.
FAÇA UMA VISITA E SURPREENDA-SE.

A FARMÁCIA DO GENÉRICO EM JACAREZINHO PR.

E OLHA SÓ QUE LEGAL! VOCÊ NÃO PRECISA SE DESLOCAR ATÉ O CENTRO DA CIDADE PRÁ ENCONTRAR MEDICAMENTOS COM AQUELE PRECINHO ESPECIAL.